Novo bicicletário aos usuários ao Terminal Jabaquara

Inauguração foi realizada em 18/11/2008 pela EMTU/SP em evento com acrobacias de bicicletas e DJ

Agora os ciclistas que passam pelo Terminal Metropolitano Jabaquara têm onde guardar as bicicletas gratuitamente todos os dias da semana. A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos - EMTU/SP inaugurou na manhã desta terça-feira (18) o bicicletário do Terminal, que tem capacidade para guardar até 230 bicicletas. Para utilizar o serviço, que funciona das 6 às 22 horas, o usuário deve levar um dispositivo de segurança (trava ou cadeado) e preencher uma ficha de cadastro.

A iniciativa faz parte do Projeto Ciclista Cidadão, que integra Plano de Expansão do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria dos Transportes Metropolitanos, que investirá R$ 19 bilhões no setor. O bicicletário do Terminal Jabaquara conta também com o apoio da Concessionária Metra, operadora do Corredor ABD (São Mateus - Jabaquara).

"Com este serviço, a EMTU tem o objetivo de integrar o uso da bicicleta ao transporte urbano, principalmente nas viagens mais curtas, facilitando o acesso dos usuários aos terminais metropolitanos. Além disso, é uma forma de incentivar um meio de transporte não poluente", afirmou o presidente da EMTU/SP, José Ignácio Sequeira de Almeida, durante a inauguração. Para o subprefeito do Jabaquara, Heitor Sertão, o novo bicicletário reforça o compromisso da região com o respeito ao meio ambiente. "É um verdadeiro presente para o Jabaquara", disse.

O evento foi acompanhado por usuários do Terminal, que aprovaram a iniciativa. "Moro aqui no Jabaquara e uso bastante a bicicleta para circular na cidade. É bom ter esse serviço porque fica mais fácil pegar ônibus e metrô. E, ainda, é de graça", disse o usuário Manuel Oliveira Santos, que chega a andar 25 Km de bicicleta num único dia.

Para a cicloativista Teresa D´Aprile, ter o bicicletário na zona sul de São Paulo é uma conquista da população. "Agora as pessoas têm onde deixar a bicicleta com segurança, principalmente quem precisa dela como meio de transporte para chegar ao trabalho e fica o dia todo fora de casa", afirmou ela, que é presidente da equipe de mulheres ciclistas Saia Na Noite.

A inauguração do bicicletário do Terminal Jabaquara contou com um show de acrobacias com bicicletas, realizadas pela equipe Skill Way Bike Show, premiada em campeonatos nacionais e internacionais do esporte no estilo flat land (acrobacias livres em solo).

O Projeto Ciclista Cidadão acompanha a importância que a bicicleta vem conquistando como meio de transporte complementar do percurso dos usuários entre a residência e os sistemas existentes: Metrô, CPTM e ônibus intermunicipais gerenciados pela EMTU/SP. Além de ser um veículo não motorizado e, portanto, não poluente, a bicicleta é um meio de atender as pessoas de baixa renda que residem em locais de difícil acesso para o transporte público.

Fonte: Assessoria de Imprensa EMTU/SP